Hobby 2000

Compartilhe seus projetos com os demais. É a melhor forma de aprender e disseminar conhecimento sobre construção de aeromodelos.

Hobby 2000

Mensagempor Mauricio Maurer » 29 Dez 2012 08:22

Bom dia pessoal, estou montando um kit da hobby , um ''hobby 2000'' estou preocupado com o peso , como ele é para glow vou fazer bem mais sua fuselagem , para tentar reduzir peso , minha ideia era usar o seguinte motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 700kv.html pois com um consumo de 13A poderia usar a eletrônica ''básica'' ESC 25A bateria de 1500mah ~1600mah , mas esse motor puxa em media 1000g a 1200g então acho q vai ficar meio no limite peso/motor, então tenho uma segunda opção http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Motor.html , ESC 40A e bateria de 2200mah , ( lembrando ambos os motores com hélice 11,5) .
então estou com esse duvida , no site da hobby diz q o aero pronto fica com 970g( sem eletrônica ) como vou reduzir bastante peso acredito q consigo deixar ele com 1000g pronto para voo.
Mauricio Maurer
Novato

Data de registro: 19 Nov 2011 23:37

Re: Hobby 2000

Mensagempor LaercioLMB » 29 Dez 2012 08:24

Não altere a fuselagem, irá fragilizar o aeromodelo.
A única diferença entre um aeromodelo elétrico e um glow, é o motor e não o peso.
Mantenha o aeromodelo exatamente como está e compre um motor elétrico compatível com um glow .40 e seja feliz.
A sustentação é uma flor que cresce no jardim da velocidade.
LaercioLMB
Comandante

Data de registro: 04 Jul 2009 16:44

Mensagempor Mauricio Maurer » 29 Dez 2012 22:48

Laercio, sempre achei q o aero a glow fosse mais reforçado para aguentar a vibração , pois o eletrico não vibra ( não tanto quanto glow ) e acabei vazando a fuselagen ja ! acredito q não vai influenciar na estrutura , tbm estava pensando em fazer furos no ailerons e profundor ( furos redondos nas partes que dão comando)
Mauricio Maurer
Novato

Mensagempor edfarina » 30 Dez 2012 08:07

Mauricio Maurer escreveu:Laercio, sempre achei q o aero a glow fosse mais reforçado para aguentar a vibração , pois o eletrico não vibra ( não tanto quanto glow ) e acabei vazando a fuselagen ja ! acredito q não vai influenciar na estrutura , tbm estava pensando em fazer furos no ailerons e profundor ( furos redondos nas partes que dão comando)

Mauricio Maurer escreveu:farina, pois é , depois q comprei vi q ele é mesmo pesadão , mas vazei a fuselagem antes de colocar o tópico , já não tem mais oque fazer , oque fiz não vai alterar a estrutura , não fiz nada exagerado , mas pretendo reduzir bastante peso , e quanto motor elétrico e combustão ( glow ) , no meu ponto de vista o aero não precisa da estrutura q um glow precisa , alem do que não vai tanque mangueiras e etc , e quanto a eletrônica estrou com uma seria duvida do que colocar , mas vou fazer de tudo para usar o hextronik dt700 , pq ai uso uma eletronica usada em um stick , mas se não der vou para segunda opção!

Oi Mauricio... atente sempre para estes detalhes:

Required Voltage: 11.1v ( 3S )
Suggested Battery Capacity: 1300mAh + é pequena e leve
Suggested Prop: 10x4.7, 11x3.8 or 11x4.7 Grandes... significa torque... força
Max current draw: 13A (with 11x4.7 prop) baixa corrente... resulta em pouco mais de 130 watts... bom para um modelinho de Isopor
Max thrust: 900g+ Atualmente, bom para modelos de até 900 gramas...
Antigamente, para modelos até de 2,5Kg... :o :shock: aproximadamente 1/3 do peso em empuxo, mínimo para voar (comparável aos glowsinhos fraquinhos)

No Load Current: 1.2A
Shaft: 4M (perfectly suited to Towerpor/GWS SF Slow Fly props)
Weight: 78g
Diameter: 41mm
Overall length: 77mm
Kv: 700rpm/v (significa RPM da hélice bem baixa... logo, hélice de grande diâmetro e pouco passo)
Comes with mount as shown in Image

Test Report.
We used this outrunner to power the an Art-tech Pitts. Run with a 1300mAh 3S1P 20C pack, 18A BESC and 1147 GWS/Towerpro prop, the Art-tech pitts ran nicely. Excellent climb rate, though not hoverable, and with 13minute flight times or more, we were very impressed.
A very efficient outrunner for slower flying models of up to .15 size.

Estes testes, são importantes... mas mais abaixo, geralmente tem testes de usuários, que são, geralmente, mais interessantes. :D ;)

Quanto aos vazados, procure sempre evitar os cortes em ângulo... arredonde sempre.. =)
Abraços,
Elton D. Farina
edfarina@gmail.com
http://farinaaeromodelismo.blogspot.com/

Foam CNC Cutter
Viamão/RS

http://www.fegaer.org.br

" De onde a gente menos espera, é de onde não vem nada, mesmo... (Barão de Itararé) "
edfarina
Comandante

Data de registro: 18 Jul 2009 13:55

Mensagempor LaercioLMB » 30 Dez 2012 09:17

Existe sim diferença na parede de fogo dos aeromodelos elétricos para os glow, mas nada além disso, pois um modelo elétrico com hélice desbalanceada, vibra tanto ou mais do que o aeromodelo com motor glow.
É um mito de que aeromodelo elétrico tem que ser leve, isso é só para o pessoal economizar na compra do motor e da bateria, nada mais, mas o problema que com isso, está reduzindo o peso do aeromodelo para na ilusão de poder voar com menos motor, mas não está reduzindo o arrasto gerado pelo aeromodelo e com isso, o que parecia poder usar menos motor, acaba sendo o posto, te obrigando a usar por mais tempo o motor, já que o arrasto do aeromodelo, atua com maior intensidade já que a massa diminuiu, mas o arrasto não.
Imagine um aeromodelo para motor glow .46 que pese 2 kg. Você acha que um motor glow .46 tem 2 kg de empuxo? Não tem nem aqui e nem na China, pois se tivesse, você conseguiria levar ele na vertical tranquilamente, mas isso não acontece, tanto é que na maioria das vezes até para fazer um looping, é necessário mergulhar, adquirir mais velocidade para iniciar o looping, pois do nada ele não consegue completar sequer a subida sem estolar.
É ilusão achar que elétrico tem que ser mais leve e ignorância insistir que o empuxo tem que ser igual ou superior ao peso do aeromodelo.
O empuxo superior ao peso do aeromodelo só serve para aeromodelos acrobáticos em que se deseja fazer um tork, fora isso, totas as manobras restantes não necessitam de empuxo superior ao peso do aeromodelo.
O seu aeromodelo tem que ter é velocidade para sair do chão e não empuxo.
Eu mesmo já me deixei iludir antes por empuxo de motor e o que consegui com isso? Uma porcaria de aeromodelo que se espatifou no primeiro voo.
Não se deixe iludir por empuxo de motor e que aeromodelo elétrico "tem" que ser mais leve do que aeromodelo glow.
A sustentação é uma flor que cresce no jardim da velocidade.
LaercioLMB
Comandante

Data de registro: 04 Jul 2009 16:44

Mensagempor Ricardo_PoA » 30 Dez 2012 20:51

se o aero vai ficar na faixa de 1,0-1,3 kg, use um motor 3536 1100 kv..tenho um aero na faixa de 1,3 kg e uso este motor, tem potencia pra fazer manobras bem como se quiser voar mais lento também pode.
Ricardo_PoA
Comandante

Data de registro: 24 Fev 2010 17:36

Mensagempor Juarez » 30 Dez 2012 21:55

Permitam-me dar minha modesta opinião.
Realmente o motor elétrico produz menos vibração que um motor glow, considerando ambos com a hélice bem balanceada. Isso possibilita a construção do aeromodelo elétrico com uma estrutura mais leve, com menos reforços. Sendo mais leve, o aeromodelo poderá voar com uma velocidade mais baixa pois a carga alar será menor fazendo com que a velocidade de perda também seja menor. Com a velocidade menor, o arrasto também será menor, pois o arrasto é diretamente proporcional a velocidade, possibilitando portando o uso de um motor com menor potência. Para um treinador eu tenho usado um empuxo de cerca de 50% a 70% do peso total do modelo.
Espero ter ajudado!

Abraços.

Juarez.
Eterno aprendiz!
Juarez
Comandante

Data de registro: 20 Jan 2010 14:22

Mensagempor Mauricio Maurer » 30 Dez 2012 22:57

Ricardo , o 3536 que vc fala é o turnigy ou o Ntm?
e quanto o voo de um aero de madeira e um de isopor , é verdade sobre a diferença de estabilidade no voo?
Mauricio Maurer
Novato

Mensagempor Ricardo_PoA » 30 Dez 2012 23:13

Olha, o que dá estabilidade a um aero são diversas coisas. Um aero mais pesado, te dará mais inércia, logo, será menos influenciado pelo vento. Eu tenho um ugly stick de cerca de 1,3 Kg com esse motor 3536-1100, o aero é bem estável no vento. Um aero menor, que pese, digamos 500 g, será mais vulnerável à ação do vento. Por exemplo, teve um dia que fui voar em alvorada, e como meus eletricos pesam no maximo 1,5 Kg, tava ruim para eles, porém para um glow de 3,0 Kg e motor de quase 1 Hp, não fazia muita diferença. Então, voce está construindo um aero de 1,5 Kg que é um peso razoável, coloque um motor relativamente potente, um 3536-1000 ou um 3526-1250 e terá um bom conjunto. Eu sou da filosofia que motor tem que sobrar do que faltar. mas, no aeromodelismo, como em tantos outros esportes, não existe uma verdade absoluta, existem opiniões, ouça o que outros tem a dizer e forme a sua opinião. Aparece lá no anfiteatro aí te mostro meu ugly stick em vôo.
Ricardo_PoA
Comandante

Data de registro: 24 Fev 2010 17:36

Mensagempor Mauricio Maurer » 30 Dez 2012 23:30

Pois é , acabei fugindo um pouco do peso frequente dos meus aeros , mas tenho '' medo '' de ter q usar uma eletronica forte para um aero pesado e acabar perdendo em tempo de voo , por curiosidade qual é a eletronica q tens nesse stick, e qual o tamanho dele?
Mauricio Maurer
Novato

Próximo

Retornar para Construções, montagens e projetos