Cortando asas em ISOPOR

Fórum dedicado à prática do planadorismo e moto-planadorismo.

Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Alexkirlian » 20 Fev 2011 23:18

Resolvi criar esse tópico a fim de divulgar melhor o assunto e técnicas relacionadas, trocar dúvidas e experiências com os demais colegas aeromodelistas que gostam de cortar suas próprias asas, seja via computador - CNC ou mesmo MANUALMENTE (meu caso até agora) e assim CONSTRUIR seus próprios aeromodelos.
Espero que o assunto renda e que o objetivo seja alcançado.
Abraços
______
Alexandre Costa
Abraços
Alexandre Costa
Avatar de usuário
Alexkirlian
Aprendiz
 
Mensagens: 71
Data de registro: 10 Nov 2010 08:11
Localização: Cabo Frio - RJ

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor edfarina » 21 Fev 2011 20:44

Por "MP", discutimos eu e o Alex Costa o corte de uma asa (ZAGI) com Washout, porém usando um ponto fixo e um manete na mão, esticando o fio de corte...

A idéia é mais ou menos esta...

Imagem

Tem um vídeo no Youtube, que um cara explica mais ou menos isto... porém, a asa deste vídeo até podia ter sido cortada com apenas um template (ou gabarito), pois esta não parece ter washout...

o vídeo...

http://www.youtube.com/watch?v=_dXkhNDtLp8&feature=related

Em tempo, a Zagi é um planador de encosta, ou SLOPE, que acabou ganhando motor com o tempo... ;)
Abraços,
Elton D. Farina
edfarina@gmail.com
http://farinaaeromodelismo.blogspot.com/

Foam CNC Cutter
Viamão/RS

http://www.fegaer.org.br

" De onde a gente menos espera, é de onde não vem nada, mesmo... (Barão de Itararé) "
Avatar de usuário
edfarina
Comandante
 
Mensagens: 3092
Data de registro: 18 Jul 2009 13:55
Localização: Viamão / RS

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Alexkirlian » 21 Fev 2011 21:14

é, mas meus gabaritos não são como os dele. Eu não uso o perfil somente e sim a parte externa dele para baixo e na parte de cima a parte de baixo + o perfil.
Veja:
Imagem
Abraços
Alexandre Costa
Avatar de usuário
Alexkirlian
Aprendiz
 
Mensagens: 71
Data de registro: 10 Nov 2010 08:11
Localização: Cabo Frio - RJ

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Alexkirlian » 21 Fev 2011 21:27

Farina, esse desenho que vc. fez aí em cima está meio "maroto". Primeiro que o ponto fixo está MUITO próximo a ponta da asa, a qual não é tão fina, segundo que o arame DEVE entrar e sair paralelo ao BF e ao BA. :-) :-)
Sim, o corte deve ser feito sempre do BF para o BA.
Eu uso blocos de P3 com 5cm de altura e faço o diedro e o washout direto na diferença de altura entre os perfis.
Abraços
Alexandre Costa
Avatar de usuário
Alexkirlian
Aprendiz
 
Mensagens: 71
Data de registro: 10 Nov 2010 08:11
Localização: Cabo Frio - RJ

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor edfarina » 21 Fev 2011 21:48

Alexkirlian escreveu:Farina, esse desenho que vc. fez aí em cima está meio "maroto".

hehehehe...
Primeiro que o ponto fixo está MUITO próximo a ponta da asa, a qual não é tão fina, segundo que o arame DEVE entrar e sair paralelo ao BF e ao BA. :-) :-)

se afastar o ponto fixo, vais ter o paralelismo, e isto vai gerar um problema de afastamento do template... e isto é o que não queremos... para a entrada, pelo BF, ser paralela, apontamos uma punção ou um prego ou uma chave de fenda para alinhar o fio e então removemos esta "trava referencial" para começar o corte. Deves ter espaço para mover o fio para baixo, na saida (BA), para garantir que a saida seja paralela, ou com o "apontador" e a outra mão, dê um auxílio no sincronismo de saida (paralelismo).
Sim, o corte deve ser feito sempre do BF para o BA.
Eu uso blocos de P3 com 5cm de altura e faço o diedro e o washout direto na diferença de altura entre os perfis.

Cortar o diedro já dentro do bloco é legal, economiza tempo e sai perfeitinho sem ter que passar um trabalhão medindo e ajustando as alturas de referência...
Mas faça isto para vender e terás um custo extra de material desperdiçado... que terás que repassar.
Aqui no sul, o m3 do P7 (35Kg/m3) já anda perto dos mil reais... A última vêz que comprei, custava em torno dos 800... sendo que já comprei 3m3 de uma vêz... :shock: :?
Abraços,
Elton D. Farina
edfarina@gmail.com
http://farinaaeromodelismo.blogspot.com/

Foam CNC Cutter
Viamão/RS

http://www.fegaer.org.br

" De onde a gente menos espera, é de onde não vem nada, mesmo... (Barão de Itararé) "
Avatar de usuário
edfarina
Comandante
 
Mensagens: 3092
Data de registro: 18 Jul 2009 13:55
Localização: Viamão / RS

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Alexkirlian » 21 Fev 2011 22:33

"se afastar o ponto fixo, vais ter o paralelismo, e isto vai gerar um problema de afastamento do template... e isto é o que não queremos... para a entrada, pelo BF, ser paralela, apontamos uma punção ou um prego ou uma chave de fendapara alinhar o fioe então removemos esta "trava referencial" para começar o corte. Deves ter espaço para mover o fio para baixo, na saida (BA), para garantir que a saida seja paralela, ou com o "apontador" e a outra mão, dê um auxílio no sincronismo de saida (paralelismo)."

Já pensei nisso também ... Por isso, no lugar de usar o fio "na mão", pretendo usar o ARCO, preso ao "ponto fixo" com um arame, barbante ou algo assim. Assim eu posso cortar até "onde achar que está saindo" e usar as duas mãos para terminar o "paralelismo" da coisa.
Bom, vou colocar em prática pra ver no que dá, assim que tiver um tempinho.
Valeu !
Abraços
Alexandre Costa
Avatar de usuário
Alexkirlian
Aprendiz
 
Mensagens: 71
Data de registro: 10 Nov 2010 08:11
Localização: Cabo Frio - RJ

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor JOOW VOO » 22 Fev 2011 13:14

Encontrei esse video, creio que dá pra ajudar em alguma coisa.

http://www.youtube.com/watch?v=R077O9ylIe8
No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." - Ayrton Senna
Avatar de usuário
JOOW VOO
Comandante
 
Mensagens: 506
Data de registro: 23 Jun 2010 19:41
Localização: Distrito Federal

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Joao Carlos » 30 Jun 2011 23:43

Ontem construí um cortador de isopor.
É feito com arco de ferro e o fio quente é feito daquele material de cercas elétricas.
O transformador é de no-break que tem um primário para 127volts e dois secundários de 7.5 - 7.5 com derivação central.
Para um cortador de 1 metro usei os dois secundários de 7.5 para obter 15 volts.
É uma parada e esse transformador vc pode pegar em sucatas de casas de informática que dificilmente queima o transformador e sim o circuito interno.
Mais uma boa opção para todos
Avatar de usuário
Joao Carlos
Aprendiz
 
Mensagens: 92
Data de registro: 08 Abr 2011 16:44
Localização: Dois Córregos S.P

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Alexkirlian » 01 Jul 2011 00:48

No lugar de transformador de no-break e ficar correndo atrás de sucatas, desmontando e etc., pode-se utilizar um transformador para lâmpadas dicróicas, facilmente encontrável em lojas de lâmpadas e luminárias.
Taí a dica. ;)

Abraços
Abraços
Alexandre Costa
Avatar de usuário
Alexkirlian
Aprendiz
 
Mensagens: 71
Data de registro: 10 Nov 2010 08:11
Localização: Cabo Frio - RJ

Re: Cortando asas em ISOPOR

Mensagempor Joao Carlos » 01 Jul 2011 14:34

Aí vão as fotos do cortador:

o arco é feito de cantoneiras de ferro de 1 metro de comprimento e pode ser um arco de ferro de construção tambem, o fio que esquenta é de cerca elétrica e pode ser de niquel cromo ( resistencia de chuveiro).
o transformador é daqueles de no-break (tem em sucatas) ele tem 15 volts de saída e não precisa retificar é só ligar em cada ponta do fio de aço.
Lembrando que um dos fios é isolado do arco de ferro de cantoneira pode ser um pedaço de madeira.
Tem uma mola que estica o fio aquecido quando ele esquenta ele amolece, então tem que esticá-lo para ficar retinho.
qualquer dúvidas me avise
Anexos
DSC01881.JPG
DSC01881.JPG (34.61 KiB) Visualizado 1709 vezes
DSC01880.JPG
DSC01880.JPG (38.65 KiB) Visualizado 1709 vezes
DSC01879.JPG
DSC01879.JPG (31.07 KiB) Visualizado 1709 vezes
Avatar de usuário
Joao Carlos
Aprendiz
 
Mensagens: 92
Data de registro: 08 Abr 2011 16:44
Localização: Dois Córregos S.P

Próximo

Retornar para Planadores

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante